BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

Amigos dos Animais







segunda-feira, 21 de março de 2011

Saúde bucal do seu pet


Já foi-se o tempo em que escovar os dentes de um animal era considerado frescura.
Coitados dos dentes.Sempre tão esquecidos!!
Mas não é apenas por motivos estéticos ou o mal hálito estar forte demais.Um dos fatores mais importantes é a saúde do seu animalzinho.A placa bacteriana recobrindo os dentesm provoca inflamação das gengivas(gengivite)que,com o passar do tempo,pode abalar o dente,fazendo com que ele caia prematuramente.Além disso,uma infecção na boca causada pela gengivite pode,em casos mais graves,alastrar-se pelo organismo,dando origem a artrites,problemas cardíacos,renais e do fígado.
É fundamental entendermos que a saúde bucal dos animais é tão importante
para a saúde deles quanto é para a nossa.
Em geral,animais não costumam aprovar essa idéia.A boca é um lugar em que eles não permitem grandes intimidadespois,como sabemos,trata-se de um dos seus mais importantes instrumentos de defesa.
Então vamos acostumá-los com a idéia:em meio a muito carinho,começamos a mexer na boca.Levantamos as bochechas,tocamos os dentes levemente,como se fosse uma brincadeira.De início pode ser usado um algodão umedecido em água,massageando a gengiva.Não esqueça de elogiá-lo sempre que ele consentir essa manipulação.
Ao notar que ele já está acostumadocom essa ¨invasão bucal¨é hora de apresentar-lhe a escova!!
Então, muna-se de uma escova macia,pasta dental de uso veterinário(nunca a nossa),uma boa dose de paciência e muito amor.
Lembre-se:pet saudável é pet feliz!

Fonte:Nosso filho,o cachorro-cuidados e carinhos
Dra.Regina R. Motta
Ed.Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...